quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Policarpo Quaresma e Joaquim Barbosa

Policarpo Quaresma sobre Joaquim Barbosa - "Nunca imaginei ver um heroi brasileiro usando capa!"
Joaquim Barbosa, o homem que julga o Mensalão no Supremo Tribunal Federal, é retratado aqui carinhosamente ao lado de Policarpo Quaresma, outro herói Brasileiro nacionalista (o ficticio personagem de Lima Barreto).

A historia que se conta é que Joaquim Barbosa curasava a escola e fazia a faxina no TRE do Distrito Federal. Num dia especial, empolgado com seu trabalho, Joaquim cantava uma musica em inglês enquanto limpava o banheiro do TRE. Naquele momento, um diretor do tribunal entrou e achou curioso uma pessoa da faxina ter fluência em outro idioma. A estranheza se transformou em admiração e, na prática, abriu caminho para outras funções.

Joaquim formou-se em Direito pela UNB, sendo na época o único negro da faculdade. Passou nos concursos de: oficial da Chancelaria, advogado do Serviço Federal, procurador da República, professor da Universidade do Rio de Janeiro. Fala diversos idiomas como o alemão, inglês, espanhol, etc.

O trabalho que este homem faz para o Brasil nos inspira a acreditar que não é difícil termos uma sociedade digna e prospera, que não deva em caráter a nenhuma nação do mundo. A visão romântica de Utopia, de uma sociedade perfeita, fica cada vez mais próxima da realidade quando seus integrantes, cada um de nos, procuram responder aos seus cargos, suas funções, com espirito de fraternidade, pensando em servir ao seu próximo, sem egoísmo, com o objetivo final de engrandecimento do indivíduo e da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lendária Ponta da Pirabura, Naufrágio do Príncipe de Astúrias e Outras Histórias

O Príncipe das Astúrias danifica fatalmente o casco do navio nas rochas da Ponta da Pirabura, o naufrágio aconteceu em menos de 5 minutos A ...