Os Spas Pihin oferecem a terapia ‘a terapia completa’ que promove o melhoramento do indivíduo em todos seus aspectos; físico, estético, mental, espiritual e psicológico. |
Em 2006 a top Gisele Bündchen Gisele passou
dois dias na aldeia dos Kisêdjê, no Parque Indígena do Xingu - nordeste de Mato
Grosso e entregou-se de corpo e alma aos costumes da tribo.
Após ser recebida pelo cacique Kuiussy Suyá
e pelas integrantes da aldeia, Gisele foi transformada em uma nativa com a
cuidadosa aplicação das pinturas corporais. Para a top mais majestosa do
planeta, as índias fizeram grafismos tradicionais, destinados às mulheres que se
destacam na comunidade por sua beleza. .
Até então nunca tinha visto uma integração
genuinamente brasileira tão prospera e a idéia de um Spa Pihin me pareceu, e ainda me parece o
melhor investimento brasileiro em turismo.
Em sua concepção original os Spas ‘Nova
Tupi’ tem como atração principal a terapia do ‘Pihin’, também chamada de ‘terapia
da pintura corporal’.
Pinhin – palavra do Tupi antigo que significa ‘Pintura Corporal - “Koxapyrywa opihim oroxe'ynia xanypawa po”. Em idoma Parakanã – “A Koxapyrywa pinta nossos parentes com jenipapo”. |
A técnica de Pihin busca trazer a
civilização urbana o equilíbrio supremo através do conhecimento milenar da arte
da pintura corporal indígena. Também conhecida como ‘a terapia completa’, a
tecnica Pihin promove o melhoramento do indivíduo em todos seus aspectos;
físico, estético, mental, espiritual e psicológico.
Quando o cliente se submete ao tratamento
Pihin, este passa por um breve ritual em uma arejada sala onde são oferecidos
pratos típicos que favorecem uma rica
e balanceada alimentação a base de frutas como o Açaí (Euterpe oleracea), o
Cupuaçu (Theobroma grandiflorum), o Bacuri (Platonia insignis), a Bacaba
(Oenocarpus bacaba), a Pupunha (Bactris gasipaes), etc..
A seguir o cliente deita-se em uma cama recheada de fibras aromáticas e recebe
o carinho de uma Pihin-sara (pintora de corpo) ou de mais Pihin-sar-ama (Pintoras
de corpos), que durante horas se dedicam concentradamente ao seu oficio,
aplicando o leve toque de seus dedos e do pincel feito de palha de babaçu
chamado “Jufuiva” no corpo.
Misturas terapêuticas de uso tópico são
misturadas ao jenipapo para uso especifico de acordo com a necessidade do
cliente:
- A Coca (Erythroxylum coca), o Ipadu, a Marapuama
(Ptychopetalum olacoides), o Guaraná (Paullinia cupana) e outras substancias
psicoativas para tratamento de depressão;
- A Castanha-do-pará (Bertholletia excelsa)
e preparados com a casca preciosa (Aniba canelilla) como calmante;
- Antiinflamatórios e antibióticos como
Paratudo, o Ginseng-brasileiro - Pffafia glomerata), Andiroba (Carapa
guianensis), Unha-de-gato (Uncaria tomentosa); Carapanaúba (Aspidosperma
nitidum); Pau d'arco (Tabebuia avellanedae) entre outras;
No final do tratamento a cliente leva uma
linda e exclusiva obra de arte em seu corpo, que em certos casos permanecem no corpo
por até uma semana. A técnica para esta semi tatuagem consiste em ralar o fruto
verde do jenipapo na raiz da palmeira-paxiubinha e a seguir espremer-se o sumo adicionando carvão vegetal. O carvão faz com que o desenho fique visível durante a
execução da pintura. Após o banho, o desenho desaparece momentaneamente com
a eliminação do carvão, mas ressurge apos alguns minutos devido ao efeito do
sumo do jenipapo na pele humana, permanecendo por cinco dias ou mais.
Os povos indígenas brasileiros tem usado seus
próprios corpos como ‘suportes dinâmicos’ os chamados ‘corpus gráficos’ pelo
estudioso Terence Turner (1969) desde a pré-história, a obra de arte, tal qual
concebemos em nossa sociedade, não existe na sociedade indígena, pois não
há separação entre objeto de uso e objeto “contemplativo”.
Após milhares de anos cada tribo criou e desenvolveu
sua própria especialização, entre
os índios Kayapo o papel da ornamentação corporal é tão intenso que os indos
se referem este como a “pele-social”.
Para infelicidade do grande publico, os Kadiwéu
não permitem a entrada de um Spa Pihin em suas terras, pois a arte revela seu
perfil senhorial. Os maravilhosos motivos curvilíneos Kandiwéus estão entre
os sistemas gráficos mais belos e elaborados que se conhecem, mas só podem ser usados
por “autênticos” Kadiwéu.
Más afinal, como se diz 'pintar' o corpo em Tupi Antigo?
Em tupi antigo pintar exprime-se com a terminação 'tiar' e 'ting'. eg. küatiar; (pintar de branco): moting; (pintar de vermelho):
Algo que foi pintado (= que tem pintas): pinimja; piting/a; (= que tem pintura):
Para outras cores não é a terminação que muda, mas sim o início da frase. eg. mopyrang; (pintar de preto): moún; (pintar de amarelo): moiub pintar-se - iegüak; (pintar-se de vermelho):
Pinturas Asurini
Dentre os Spas mais visitados está o dos
Asurini, por sua enorme gama de elementos e lindos grafismos. O povo Asurini quase
chegou a extinção, a população que em 1930 era de 150 indivíduos, chegou a atingir
o seu nível mais baixo em 1982 quando contava com 52 pessoas, mas a nação voltou a crescer em um nível seguro a partir de 1992. Dentre as duas atividades
que mais caracterizam a cultura Asurini estão o xamanismo, desempenhado pelos
homens, e a arte gráfica desenvolvida pelas mulheres principalmente na pintura
corporal, na tatuagem e na ornamentação da cerâmica.
O padrão mais presente entre os Asurini é
o Tayngava, traços parecidos com os desenhos gregos que permitem a reprodução
infinita. Tayngava vem da palavra ayngava (ayng), que quer dizer réplica, medida,
imagem, adicionada do prefixo “t” (que indica possuidor humano), e passa a
significar “imagem do ser humano”. É também um objeto ritualístico utilizado
pelos xamãs em diversos rituais, uma figura antropomórfica feita de taquaras
e encapado com algodão.
Bem caracterizada por seu adorno labiaĺ, o m'berpót e com suas tiaras de penugem de urubu-rei, as terapeutas Zo’é são especialistas na aplicação de terapêuticos de uso tópico associados ao Urucum. |
Os Spas Pihin talvez tenham sido a melhor idéia
no que diz respeito a integração social das etnias indígenas à sociedade
moderna sem comprometer seus aspectos culturais básicos; são localizados
próximos a reservas indígenas importantes nos 27 estados brasileiros, os
funcionários são membros das próprias reservas e o ecoturismo e incentivado em
todas as suas frentes. Mas a melhor contribuição deste novo conceito em Spa é a
promoção do melhor que o povo brasileiro pode oferecer de forma genuinamente
genial.
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