sábado, 11 de julho de 2020

Triângulo Histórico de São Paulo, o coração da América Latina

O Triângulo Histórico de São Paulo, área que compreende a Praça da Sé, o Largo São Francisco e o Largo São Bento 

Segundo o historiador Jaime Cortesão, São Paulo é considerada a capital geográfica do Brasil, sua localização foi imensamente importante na diâmica de nosso povo ancestral de 10.000 atrás, que se locomovia a pé e até os dias de hoje também, por meio de navegação pluvial, interligando-se as 6 principiais bacias hídricas do continente, a do Paraná, Tieté, Patagônica, São Francisco, Amazónica e do Orinoco. Ainda hoje a localizaçao de São Paulo resguarda grande importancia estratégica, não é a toa que se transformou nessa grande e importante cidade.

história da cidade está enraizada na cultura e na espiritualidade dos povos indígenas que habitavam a região antes da colonização.

Existia em São Paulo uma grande pedra sagrada camada de Itaecerá, marcada por um raio panorâmico, venerada pelas aldeias circundantes como um sinal milagroso de Tupã, o Deus dos Relâmpagos. Essa pedra atraiu peregrinos de outras etnias, que cruzavam os matos por uma extensa rede de peabirus em busca da presença divina.

A região do Inhapuambuçú, onde a pedra estava localizada, tornou-se um local de peregrinação e culto religioso para as aldeias circunvizinhas. A tradição oral sugere que a pedra foi retalhada e soterrada nos alicerces de um templo jesuíta posteriormente, como parte de práticas sincretistas. Essa possibilidade sugere uma interação cultural e religiosa entre os povos indígenas e os colonizadores jesuítas.

Os peabirus, ou "caminhos de mato pisado", eram rotas utilizadas pelos indígenas para se deslocarem pela região. Havia um peabiru mestre que atravessava todo o território da capitania em direção ao oeste, possivelmente até o Peru. Esses caminhos eram importantes para a comunicação e o comércio entre as diferentes aldeias culturas da época.

A o Triângulo Histórico da cidade de São Paulo mudou muito desde sua fundação em 1554. Em 1930 com a construção do Edifício Martinelli começou a era dos altos edifícios e hoje conhecido popularmente como 'Centro Velho' -  2020

Esse ‘centro geomântico’, parafraseando Carlos Castañeda, dá acesso a quatro trilhas pré-históricas. Lendas indígenas contam que essas trilhas foram abertas por gigantes deuses como o Mapiguarí, esse postriormente identificado como o megatério, também chamado de preguiça gigante, nos deu a pista de que tais deuses provavelmente foram na verdade animais extintos da megafauna americana, alguns deles conviveram com humanos antes de se extinguirem, tais como os xenorinotérios e gliptodontes.

O Inhapuambuçu

Em trecho do livro "Desvio de Finalidade: Crônicas do Descaso Paulistano", de Khel, le-se sobre a proposta de implantação de um núcleo jesuíta no morro de Inhapuambuçu, que significa "morro que você pode ver ao longe" em Tupi.

Segundo o trecho citado, a proposta teria surgido em 1558, quando a região que hoje é São Paulo ainda era um povoado vulnerável localizado na planície marginal do rio Tietê. O terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá, que mantinha uma relação favorável com os jesuítas, teria visitado a região em 1560 e ordenado que os moradores de Santo André se mudassem para o morro de Inhapuambuçu, levando consigo a Câmara e os pelourinhos (símbolos do poder municipal). Foi recomendado que eles construíssem uma paliçada ou parede de taipa para defesa.

Desenho de Debret de 1827 com vista para p Vale do Anhangabaú, aquarela sobre papel, 12,2 x 22,8cm, com a pedra do Inhapuambuçu, a Itaecerá, à proa da acrópoli do Triangulo Historico de Piratininga, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí

Os vereadores de Santo André concordaram com a proposta, justificando a mudança com base na ideia de que o morro era um local mais forte, defensável e seguro tanto contra os europeus (invasores) quanto contra os indígenas locais.

Os indígenas de Tibiriçá já haviam se mudado para ponto próximo desse recinto, transferindo-se de sua aldeia original, situada no Guaré (atual Luz) para o local onde hoje se encontra o mosteiro de São Bento. A aldeia de Caiuby, antes no Geribatiba (atual Santo Amaro) foi transferida para a área entre o Carmo e a Tabatinguera (PORTO, 1992). Em 1562, Tibiriçá e seu irmão Caiuby ajudaram os colonos a repelir o ataque da "Confederação dos Tamoios", aliança de tupiniquins com os canibais tamoios do litoral, idem carijós, guarulhos e guaianás locais rebelados de Jagoanharo ("cão bravo", filho do então já falecido Piqueroby, e sobrinho de Tibiriçá), após o quê, a vila se consolidou e se estabeleceu como ponto de partida avançado para o grande sertão.

Essas informações destacam um momento histórico específico da fundação e desenvolvimento da cidade de São Paulo, com a transferência do povoado para o morro de Inhapuambuçu e a construção de uma estrutura defensiva. É importante ressaltar que os detalhes específicos e a interpretação desse evento histórico podem variar de acordo com as fontes e análises realizadas pelos historiadores.

Trecho da capitania de São Vicente. Ao fundo, à direita, a Vila de São Paulo, com todas as elevações que a cercavam e que contribuíam para o seu isolamento em relação ao resto da capitania e da colônia. Mapa de João Teixeira Albernaz, 1631. Domínio público, Mapoteca do Ministério das Relações Exteriores 

Tibiriçá foi o ultimo grande líder espiritual indigena do Triângulo Sagrado de Piratininga, que os Tupiniquím defenderam bravamente contra constantes ataques de Tupinabá e outras aldeias inimigas, uma colina que se elevava entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, e tinha como centro a pedra careca, o Inhapuambuçú (do Tupi-Antigo i(nh)apu'ãm-busú o grande cume ou y(nh)apu'ãm-busú o grande ponto do rio), que se vê de longe como "a proa dessa nau triangular",  pedra que existiu ao lado do atual Mosteiro de São Bento más que infelizmente foi aterrada em algum momento (infelizmente não se sabe ao certo quando).

O ultimo registro visual da pedra do Inhapuambuçu é da aquarela de Jean-Baptiste Debret de 1827, desenhos de Massaï e do Atlas de João Teixeira Albernaz tambem mostram a pedra, essas imagens são valiosas para documentar a presença e o aspecto dessa formação geográfica na vila de São Paulo em períodos antigos.

Existem diversos registros de obras no local e em local proximo, bem como parece haver uma discussão sobre a regularidade das larguras e alinhamentos na Planta da Restauração em relação ao local em questão. Registros topográficos posteriores podem ter mostrado que a planta original não correspondeu completamente à realidade.

Vista da Acrópoli de São Paulo, tomada a partir do Morro do Chá. Desenho de autor desconhecido, c. 1765-1775. Domínio público, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

No entanto, é mencionado que trechos das ruas São Bento, José Bonifácio e Onze de Agosto ainda mantêm a dimensão de 40 palmos, que é menor do que as vias mais importantes da área central da cidade. Essas vias mais importantes, como as ruas Augusta, do Ouro e da Prata, tinham 60 palmos, ou seja, cerca de 13,2 metros de largura. É interessante notar que essa largura de 60 palmos também foi adotada em Salvador por volta de 1700, por exigência da Câmara Municipal.

A largura de 40 palmos é mencionada como uma referência para travessas e becos em São Paulo, como o Beco do Colégio e a Rua do Comércio (antigo Beco do Inferno), que mantiveram uma largura similar ao longo do tempo. No entanto, muitos desses becos foram posteriormente alargados ou desapareceram.

Quanto à largura dos lotes, era comum seguir o padrão português de dividir as áreas em lotes de 25 ou 30 palmos de largura, correspondendo a cerca de 5,5 ou 6,6 metros. Também existiam lotes maiores, de 50 ou 60 palmos (11 ou 13,2 metros), para as casas mais ricas. É mencionado um exemplo de um terreno de seis braças (60 palmos) na Rua Direita em 1656, conforme mencionado por Taunay.

Essas informações destacam os padrões de largura e parcelamento de terrenos na cidade de São Paulo em diferentes períodos históricos, mostrando variações nas medidas e adaptações ao longo do tempo.

Durante os anos de 1800 a 1822, a ocupação da Cidade Nova começou na colina localizada na margem oposta do rio Anhangabaú, em São Paulo. Nessa região, foi adotado um padrão de arruamento com largura de 60 palmos, equivalente às ruas principais da Baixa Pombalina em Lisboa. Esse padrão de largura das ruas foi mantido ao longo do século XIX e foi oficializado pela Câmara Municipal no Código de Posturas de 1875.

Em 1886, o padrão de largura das ruas foi substituído por 16 metros, já sob o sistema métrico de medidas, que havia sido implantado em 1874. Essa mudança refletiu uma adaptação às novas medidas adotadas na época.

Para conectar a cidade existente à Cidade Nova, foi construída a Ponte do Acú, que contava com duas êxedras semicirculares. Esses recantos ofereciam espaços para encontros e conversas, equipados com bancos e parapeitos de pedra. Essa intervenção urbana foi uma das primeiras a explorar o potencial paisagístico do sítio paulistano, destacando a importância de criar espaços públicos agradáveis e funcionais na cidade em desenvolvimento.
O aterramento do Inhapuambuçu provavelmente ocorreu entre os anos de 1840 e 1890. Com base nas plantas cadastrais do engenheiro Bresser, datadas de 1841 e 1842, na iconografia disponível e nas reconstituições em três dimensões de Taunay e Bakkenist, podemos inferir algumas características morfológicas da ocupação original da colina que teve um impacto significativo na cidade de São Paulo até meados do século XIX.

Inicialmente, observamos que o arruamento estava concentrado no topo da colina, com ruas de pouca inclinação, quase planas. Essa ocupação limitava-se principalmente ao planalto e interrompia-se na borda da encosta. Apenas em locais onde a encosta era menos íngreme, na descida em direção ao rio Anhangabaú, encontramos uma exceção: a Rua Nova de São José, atualmente conhecida como Líbero Badaró, que foi aberta posteriormente, mas era menos valorizada e servia como fundo para a Rua de São Bento. 
Topograma da Área central da Cidade de São Paulo‖ com base no mapa SARA Brasil 1930


A transposição de níveis era feita por um número limitado de ladeiras, associadas às pontes que permitiam atravessar os cursos d'água, como as pontes Tabatinguera, Carmo, Constituição, Rua de São João/Ponte do Acu e o conjunto de ladeiras de Santo Antonio, Ouvidor e São Francisco, que convergiam na ponte do Lorena. Havia também becos menos importantes que levavam à margem do rio Tamanduateí, como o Porto Geral, Colégio e duas passagens atrás do Carmo. Essa configuração resultava em uma cidade isolada no topo, protegida pelo rio e pelo ribeirão, claramente delimitada e com poucos acessos, facilmente controláveis.

As ladeiras apresentavam declividades consideráveis, mas a maioria delas pode ser classificada em dois tipos: diagonais em relação às curvas de nível, com uma inclinação média entre 10% e 12%, tornando-as transitáveis para a maioria das carroças e carros de boi; e perpendiculares às curvas de nível, com uma inclinação superior a 15%, acessíveis apenas a pedestres, cavaleiros ou tropas de mulas. As primeiras incluíam as ladeiras Tabatinguera, Porto Geral, Santo Antonio e Rua da Constituição; entre as segundas, estavam as ladeiras do Carmo, Ouvidor e São Francisco, além do trecho inicial da Rua de São João, que era um pouco menos íngreme. O Beco do Colégio apresentava uma inclinação mais acentuada, chegando a quase 25%, o que exigia a presença de degraus combinados com uma rampa.


Não havia uma distinção clara entre as ruas que acompanhavam as cumeeiras e as demais. No entanto, podemos observar que a linha divisória das águas no topo da colina era acompanhada, de forma geral, pelas ruas do Comércio (atual Álvares Penteado) e da Cruz Preta (atual Quintino Bocaiúva), encontrando-se no Largo da Misericórdia.

Rio Anhangabaú

O Rio Anahngabaú, ou rio do deus Anhangá que desenboca no Piratininga (continuação do Tamanduateí), era alimentado pelo córrego do Itororó, que desce da maravilhosa floresta do Ka'aguatá (Avenida Paulista), rio que nascia no bairro do Paraíso, próximo de onde é hoje o hospital Santa Catarina e descia pela Avenida 23 de Maio. A linda mata do Anhangabaú era sagrada, só podia ser visitada pelo xamã para fins ritualísticos, pois era o lar do Anhangá, o deus Tupi das Caças e da natureza, comumente retratado como um veado branco, de tamanho atroz, com olhos vermelhos da cor de fogo. Ele é o protetor da fauna e flora, persegue todos aqueles que caçam de forma indiscriminada, desrespeitam a natureza e pune quem caça filhotes ou matrizes que estão nutrindo suas crias, vbem como punem aqueles que poluem suas águas, saiba mais  canalizando o rio, como também nos esquecemos do espírito mor de nossa cidade. Desprezarmos nossas tradições tupiniquins dessa forma é imperdoável!

Já os rios Piratininga e Tamanduateí à continuação, eram assim chamados pelos habitantes pois Piratininga em Tupi-Antigo significa peixe seco e Tamanduá te y, é rio dos Tamanduás - esses nomes foram dados porque nesse ponto alagadiço, a antiga varzea do Carmo, costumava oscilar em nivel de água, com isso, muitas vezes os peixes morriam ao sol atraindo formigas, que por sua vez atraiam os tamanduás.

Quanto às trilhas, se dividiam em quatro grandes, que tinham como ponto de partida a aldeia de Tibiriçá, que partir de 1554, passou a sair da grande porta da fortificação inicial dos Jesuítas;

-A primeira dessas quatro trilhas, foi o chamado “Caminho da Fonte”, dava asscesso à Serra do Mar, um maciço que separa o planalto de Piratininga do litoral com elevação de 800m, da qual diversas trilhas desciam a serra, entre elas a trilha de Paranpiacaba, a estrada do Lorena e a via Anchieta; 

-A segunda é trilha do Piqueri, atual rua Quinze de Novembro, em direção ao Rio Tietê via Ponte do Piqueri, de lá podia-se partir em direção ao vale do rio Paraíba do Sul até chegar ao Rio de Janeiro, hoje é conhecida como via Dutra; 

-A terceira era o “Caminho do Ibirapuéra” que deu origem à atual rua Quintino Bocaiuva, saia em direção à Av Brigadeiro Luiz Antonio até chegar à grande mata de Ka’a Guaçú, o espigão montanhoso central de Piratininga (hoje espigão das avs. Paulista, Dr. Arnaldo e Cerro Corá) descendo pelo parque o Ibirapuera, e por fim, essa mesma trilha, tinha uma bifurcação no rio Pinheiros que levava à famosa trilha do Peabirú, que tinha como destino final a civilização mais elevada da época, o império Inca no Perú; 

-A quata trilha, o “Caminho de Pinheiros”, parte da atual rua José Bonifácio Consolaçao Doutor Arnaldo Euzebio Matoso, interligando-se também com o Peabiru.

A Trilha do Peabiru

As trilhas ancestrais foram fundamentais para a dispersão Tupi no Brasil

A Trilha do Peabiru e a lenda que a cerca contada pelos Carijós, os chamados 'O Melhor Gentio da Costa', inspirou os europeus em sua busca frenética por riquezas e ouro. 

Peabiru (na língua tupi, "pe" – caminho; "abiru" - gramado amassado) era o nome dado aos antigos caminhos utilizados pelos indígenas sul-americanos, desde a pr-historia, em intricada rede de conexão de todo o conesul.

A trilha do Peabirú em sí tinha três origens, São Paulo, Santa Catarina e Cananéia, se uniam Vila Velha de Ponta Grossa, seguia ate os Campos Gerais até Assuncion, de lá Subia o rio Plicomayo, segunido por Colquechaca na Bolivia ate chegar no Perú.

A trilha do Peabiru, que saia de três origens, São Paulo, Santa Catarina e Cananéia, se uniam Vila Velha de Ponta Grossa, seguia ate os Campos Gerais até Assuncion, de lá Subia o rio Plicomayo, segunido por Colquechaca na Bolivia ate chegar no Perú.

Empolgado com essa história, e, 1526 Aleixo Garcia liderou um grupo com 2000 Carijós, levando farinha de pinhão e mariscos secos e mel em direção ao Peru, chegando a 150 km de Potosi, na Montanha de Prata, que deu origem à lenda da Montanha da Lua, lá eles entraram em guerra com o império Inca, saquearam e fugiram carregados de metais preciosos saiba mais 

Tibiriçá ficou famoso por acolher em sua aldeia o primiero paulista, João Ramalho, um possível naufrago português que se casou com Bartira, filha do morubixaba. João Ramalho aprendeu o Tupi e conquistou o respeito do povo ancestral, Tomé de Siouza, governador da capitania de São Paulo dizia que João Ramalho, caminhava 90 km em um só dia, tinha um exército de 5.000 homens, em sua grande maioria refens de tribos beligenrantes e era muito atarefado, subia e descia pelas diversas trilhas que partiam da aldeia, principalmente depois da chegada dos Jesuítas.
Fundação de São Paulo


A Villa de Piratininga, que ja tinha sido estabelecida em 1532 pelo Almirante Dom Martim Afonso de Souza, Vice Rei das Índias e Donatário da Capitania de São Vicente e São Paulo, aforada em 1534 por D. João III O Piedoso, e ratificada em 1553 por Tomé de Souza 1º Governador Geral do Brasil, foi posteriormente transferida, acolinada e Renomeada em 1554 pelo Vice-Provincial Jesuíta Manoel de Nóbrega como Villa de São Paulo de Piratininga. Como se ve em texto antigo, a fundaçao do colégio e postriormente vila de Piratininga era um projeto de parceira publico-privada de carater religioso, a fundação do colégio de Manoel da Nobrega e José de Ancheta era de importancia pivotal para a catequização, pois serviria junto com o émbaixador’João Ramalho, de ponte cultural com a aldeia de Tibiriçá e posteriormente outras aldeias. 

Em 1549, logo após a aprovação da Companhia de Jesus em Roma, o Padre Manuel da Nóbrega partiu de Lisboa na armada de Tomé de Souza juntamente de cinco companheiros para conduzir as Missões Portuguesas do Ocidente. Em 1553, após formar as primeiras missões brasileiras na Baía de Todos os Santos, onde primeiramente aportou, seguiu em direção à Capitania de São Vicente onde percorreu o litoral sul do Brasil colonial. Em seguida, subindo a Serra do Mar, Nóbrega liderou a fundação da Aldeia de Piratininga e nela implantou o Colégio de São Paulo possibilitando o início das entradas para o interior do continente.

A parte mística-religiosa desse projeto teve início no dia 29 de agosto de 1553, dia da degolação de São João Batista, por conta de cálculos precisos que os Jesuítas vinham fazendo para fundarem seu colégio no dia de São Paulo, 25 de janeiro. A localização também deveria ser pré-estabelecida de acordo com regras dogmáticas, que deveria ser edificada em acrópole, exatamente no interior do triangulo histórico, os jesuitas entenderam que esse local que já era considerado o mais sagradao pelos ‘indígenas’ deveria ser também o mais sagrado dos Cristãos. 

Conforme relata o historiador Alan de Camargo, lá representou e ainda representa a continuidade e renovação permanente da sagrada esperança do povo europeu cristão de várias nacionalidades e etnias, que buscou em terras distantes e selvagens satisfazer os seus profundos anseios de liberdade e prosperidade, arriscando sua própria vida no batismo do Maris Oceani Tenebrosum (o grande Atlântico!) e nos perigos das densas matas infestadas de feras, pestes, traficantes e... canibais! sob a égide da Cruz de Cristo, se uniram em fraternal comunhão, incluindo os nativos aliados Tupi-Guaianás, para plantar as preciosas sementes de Salvação e Civilização Ocidental Greco-Romana trazidas em suas pobres e sofridas bagagens, valores culturais que germinariam a singular e arquetípica Civilização Cristã Paulista.

O Anhagá, grande deidade Tupiniquim de São Paulo foi apagada da historia 

A Expansão de São Paulo

No final dá década de 1590 foram descobertas as primeiras minas de ouro, prata e ferro nos arredores da vila, nas serras do Jaraguá, Guarulhos, Voturuna, Araçariguama e outros locais mantidos em segredo. Os fatos que ocorreram sem seguida foram de grande importância para o crescimento da vila de São Paulo. 

Ainda nessa década a vila já contava com 150 habitantes, a grande região do Páteo do Collegio foi fortificada em frente à abandonada vila de Tibiriçá, que ficava onde hoje está o fórum João Mendes, em frente ao Palácio da Justiça. Os fncionários da câmara e demais pessoas que chegavam para a empreitada de Portugual já não tinham mais onde morar dentro das muralhas dos Jesuitas, foi então que a expansão fez perder o medo de ataque e morar fora da área protegida. 

A primeira rua aberta fora dos muros da vila deve ter sido a rua de São Bento por apresentar as melhores condições de aproveitamento dos lotes. Estes foram demarcados com frentes de duas e três braças e profundidade de vinte e trinta braças. A rua seguiu por um terreno absolutamente plano, desde o caminho do Piqueri até o caminho de Pinheiros, deixando de um lado a aldeia abandonada de Tibiriçá e do outro a encosta do vale do Anhangabaú. A solução foi a mais favorável para os usos da época pois permitia que as casas fossem construídas no alinhamento da rua e os quintais tivessem o escoamento das águas para o fundo do lote.

Paralelamente foi inaugurada a atual Rua Direita, que tem esse nome desde a sua origem, pois percorria um antigo caminho que ia “direto” da ermida de Santo António até à vila. No cruzamento com a Rua de São Bento formava um ângulo reto, o que sugere que o profissional responsável, geralmente um carpinteiro, utilizou uma bússola na sua demarcação.

Outra questão importante que envolveria uma bússola e as latitudes da cidade para avaliarmos os rumos de crescimento da cidade é localizar as trilhas, os peabirus e as caracteristicas geográficas da época de Tibiriça e João Ramalho. Por exemplo – onde era localizada a pedra careca de Inhapuambuçu.

A Pedra Careca do Inhapuambuçu tinha grande importância espiritual para a Aldeia de Tibiriça, muitos se perguntam "onde estaria a tal pedra careca que aparece na aquarela de Debret?"

Se a cidade não tivesse mudado tanto sua paisagem, essa seria a vista que teríamos hoje da Pedra Careca do Inhapumabuçu.

Vista atua do Jardim Oriental da Liberdade, onde foi a Pedra Careca do Inhapuambuçu.

Muitos relatos colocam Debret olhando para a várzea do Carmo, vendo a pedra calva próxima ao mosteiro de São Bento, e também discernem que Debret cometeu erros quanto à localização das construções e às dimensões da pedra.

Eu mesmo cheguei a colocar em outras publicações de meus blogs e vídeos, a pedra calva do Inhapuambuçu junto ao convento de São Bento, mas as evidencias fizeram-me vera a realidade e mudar de ideia.

Como ilustrador que sou, a hipótese de colocar a pedra próxima ao Mosteiro de São Bento sempre me pareceu equivocada, pois Debret sempre foi muito preciso, seja nos desenhos de plantas, de animais, do cotidiano das famílias e principalmente, de paisagens.

Com tantas avenidas, fica difícil enxergar onde realmente era acrópole piratiningana, mas ao subir e descer ladeiras, tudo fica mais claro e quando colocamos o Debret onde é  hoje o Viaduto Condeça de São Joaquim, olhando para o vale do Anhangabaú, tudo se encaixa - o ângulo dos prédios e da igreja, o relevo, as montanhas ao fundo e tudo mais.

Uma vez identificado o ângulo onde estava Debret, a posição e o ângulo de observação dos edifícios e igrejas e a passagem do vale, com um trecho de planície alagada próximo à pedra, é fácil extrapolar uma vista aérea da Acrópole de Piratininga...

...e sobrepô-lo ao atual cenário caótico das construções urbanas atuais.

Vendo as fotos da época das obras da Avenida 23 de Maio, sobre o Vale do Itororó, fica claro que Debret estava em algum lugar da rua Conde de São Joaquim (hoje).

Ordens e igrejas

A posição e orientaçai dis prédios e igrejas, bem como o número de campanários me ajudaram a descobrir com mais prrecisão quais eram as igrejas do aquarela de Debret (veja a ilustração da vista de cima da acrópole de Piratininga).

No final do século XVI, atraídos principalmente pela ação missionária, outras ordens religiosas se estabelecem em São Paulo. Dentre elas podemos destacar os:

Igreja Nossa Senhora do Carmo, Avenida Rangel Pestana , 230

-Os Carmelitas (1594) Os carmelitas foram a quarta ordem religiosa a chegar no Brasil, e, na região paulista, os primeiros frades desembarcaram nos idos de 1592, no porto de Santos. Nesse mesmo ano, surgiu neles o “pensamento de fundar um convento na povoação que começava em Cima da Serra“. O fundador de Santos, Braz Cubas, se tornou um grande amigo dos carmelitas, e doou a eles dois grandes terrenos – um no litoral, e outro nas terras de Piratininga (atual São Paulo); 

Mosteiro de São Bento, 1910

-Os Beneditinos (1598) A história dos beneditinos em São Paulo começa em 1598, ano em que chegaram na cidade, quando frei Mauro Teixeira, religioso paulista de São Vicente, levantou uma modesta igreja dedicada a São Bento, com fundos de uma doação realizada pelo capitão-mor Jorge Correia.

O imponente Convento São Francisco, inaugurado por Frei Dâmaso Venker em 1941

-Os Franciscanos (1640) Sete franciscanos chegaram a São Paulo em 1640 por meio de uma caravana. Eles se instalaram em uma casa onde atualmente está localizada a Praça do Patriarca, no Centro Histórico de São Paulo. O terreno que atualmente corresponde ao Largo de São Francisco foi doado pela Câmara Municipal de São Paulo, em 1642, aos frades franciscanos.

Porém estas ordens, apesar de terem também atuado para a conversão dos indígenas, não tinham este como seu principal objetivo, pois vinham ao Brasil para dar apoio aos interesses de colonização e exploração da coroa portuguesa.

O dia do Anhangá
Desfile de celebração do dia do Anhangá, 17 de Julho, dia do Protetor das Matas (Curupira, Pai do Mato, Caipora, Caiçara, entre outros - celebrando o deus da floresta que protege o meio-ambiente

A aldeia de Tibiriçá é tristemente reconhecida como a primeira abandonar antigos ritos culturais ancestrais para adotar a imposta cultura Portuguesa-Cristã - Como parte do esforço de Itagenemimética, tento resgatar a cultura ancestral indigena. 

Talvez um dia ainda culturemos o Deus Anhangá em homenágem à nossos antigos acestrais. Tenho uma proposta, ainda tímida de celebrar o dia do Anahgá 5 de junho, dia mundial do meio ambiente – por favor, deixe seus comentários.

Referências

"...Inhapuambuçú, havia uma grande pedra sagrada, a Itaecerá, fendida ou fortemente marcada por um formidável e panorâmico raio, de conhecimento geral e notório entre todas  as tribos (sic) circundantes, que a cultuavam como sinal milagroso de Tupã ("Deus dos Relâmpagos"). Ela teria sido posteriormente retalhada e soterrada nos alicerces do templo jesuíta como era do costume sincretista romano (?!). O local já havia se transformado em "campo santo", frequentado pelas demais tribos circunvizinhas impactadas pela extraordinária visão e estrondo da centelha divina! Vinham peregrinar através da extensa rede de peabirús(5) cruzando os matos, em busca da presença divina. Desse espetacular evento concluímos, portanto, que os Tupi-Guaianás já desfrutavam de uma Via Espiritual pela qual foram previamente iluminados e incumbidos de indicar aos jesuítas a exata localização divinamente inspirada daquela missão, prontamente acatada pelos missionários!"

*Piratininguara - Termo castiço e designativo afirmando a naturalidade e precedência dos nativos tupis sobre o Campo de Piratininga. Os portugueses brancos eram os paulistas ou paulistanos.

O Presumido Retalhamento e Soterramento da Pedra
Mas e a Itaecerá, teria sido mesmo retalhada e reutilizada sincreticamente na fundação do novo templo, como narra a tradição oral? Talvez sim, talvez não! Isto precisa ser investigado, pois tratar-se-ia de um ícone monolítico de inestimável valor arqueológico, sentimental e religioso, marco intercultural da pré-história piratiningana! É imperativo que se faça uma minuciosa prospecção nos sítios sagrados apontados, mesmo que se tenha de remover os degradantes muquifos do baixo comércio da Rua Florêncio de Abreu (e adjacentes), que liga o nada a lugar nenhum!

* Peabiru = "caminho de mato pisado". Havia um Peabiru mestre, que atravessava todo o território da capitania em direção ao Oeste, que se dizia chegar até o longínquo Peru, caminho presumidamente utilizado por Raposo Tavares para sua incursão contra aquele território então espanhol e inimigo, em busca da sua famosa prata de Potosi.

"...majestático raio prenunciava um socorro divino, com socorristas sulcando célere as tempestuosas águas do Atlântico, nas pessoas de Anchieta, Nóbrega e outros apóstolos portadores da abençoada Civilização Ocidental Cristã!

Cremos que o fabuloso raio fosse mesmo uma teofania  (manifestação divina)  em favor das almas aflitas do morubixaba e sua gente, oprimidos pela permanente perseguição canibal que literalmente os devorava! Anunciando a proximidade de um resgate transoceânico que de fato se materializaria na Civilização Ocidental Greco-Romana Cristã (7), difundida e edificada pelo seu principal apóstolo e educador Anchieta - continuador da obra do mais instruído ainda Vice-Provincial Jesuíta Manoel de Nóbrega* em quarenta e três anos de ministério escolástico e apostólico***, que forjaram o distintivo caráter cristão e a cabeça filosófica da Paulicéia colonial: "Um Saber de Salvação"!

"...Índio não é bobo (sic) e quer se civilizar, pois gosta mesmo é da comida regular da agricultura branca e do leite de vaca para seus curumins; roupas, tv, moto, relógio, luz, celular e outras comodidades da civilização; quem gosta de ficar pelado feito animal e comer carne contaminada de preá do mato, é militonto ideológico! 

*...Manoel da Nóbrega ingressou na Companhia em 1544, tendo nascido em 18/10/1517, e cursado as universidades de Salamanca e de Coimbra, onde completou o curso de direito canônico. Ordenado, foi preterido por motivos políticos ao ingresso no Mosteiro de Santa Cruz como professor, o que o levou a aproximar-se alternativamente aos jesuítas. Em 1548, vem para a América com Tomé de Sousa, chefiando outros sacerdotes (Antonio Pires, Leonardo Nunes, João Navarro, Vicente Rodrigues e Diogo Jácome, e demais irmãos não ordenados). 

*Anchieta frequentou o Real Colégio das Artes e Humanidades, anexo à Universidade de Coimbra, a mais perfeita da nossa língua, onde certamente conheceu a Escolástica de Santo Tomás de Aquino, baluarte da Cultura Aristotélica-Cristã. Criou a nossa primeira gramática da língua Tupi, utilizada para evangelização dos nativos, além de peças teatrais, musicais e livros de história, sempre didáticas e voltadas à catequese.

*São José de Anchieta foi canonizado em 2014 Apóstolo do Brasil. Padre José nasceu em Tenerife em 1534, Ilhas Canárias da Espanha, filho de pai fazendeiro "vasco" (provável cristão-novo) e mãe de família aristocrática local, filha de conhecido pai judeu. Estudou dos 17 aos 20 anos na Universidade de Coimbra (em Portugal, onde havia maior tolerância para com sua etnia perseguida na Espanha pela Inquisição) onde aprendeu a falar/escrever português e latim. Morreu na ínvia terra que tanto amou, em 1597.

Blibliografia

ABREU, J. Capistrano de. Capítulos de História Colonial & Caminhos antigos e povoamento do Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 5a edição, 1963.
ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. 3. ed. Belo Horizonte : Itatiaia/Edusp, 1982. (Coleção Reconquista do Brasil). Disponível em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>. Acesso em: 20/07/2012.
ANCHIETA, José de. Arte de Grammatica da lingoa mais usada na costa do Brasil. Coimbra: Antonio de Mariz, 1595. Disponível em: < http://www .brasiliana.usp. br/bbd/handle/1918/00059200#page /1/mode/1up>. Acesso em: 18/01/2013.
Anchieta, José de. Cartas, Informações, Fragmentos Históricos e Sermões do Padre Joseph de Anchieta, S,I. (1554-1594). Rio de Janeiro: Publicações da Academia Brasileira - Coleção Afranio Peixoto, 1933. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp .br/bbd/handle/1918/00381630>. Acesso em: 19/01/2013.
ARMANI, Alberto. Ciudad de Dios y Ciudad del Sol. México: Fondo de Cultura Economica, 1996.
ASSIS, São Francisco de. Regra Bulada. Ordem dos Frades Menores, 1223. Disponível em: < http://www.ofmcap.org/pls/ofmcap/ consultazione.mostra_pagina?id_pagina=1972>. Acesso em: 05/06/2013.
AZEVEDO, Aroldo de. Aldeias e Aldeamentos de índios. Boletim Paulista de Geografia, 33, 1959, pp.23-40.
AZEVEDO, Aroldo de. Vilas e Cidades do Brasil Colonial. Ensaio de geografia urbana retrospectiva. Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, n. 208. São Paulo, FFLCH-USP, 1956.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Autoridade e conflito no Brasil colonial: o governo do Morgado de Mateus em São Paulo: 1765-1775. São Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1979.
BETHENCOURT, Francisco. CHAUDHURI, Kirti. História da Expansão Portuguesa; A Formação do Império (1415-1570). Navarra: Editora Temas e Debates e Autores, 1998.
BERLIOZ, J. (org.) Monges e religiosos na Idade Média. Lisboa: Terramar, 1996.
BLUTEAU, Rafael. Vocabulario Portuguez e latino. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesus, 1712. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp.br>. Acesso em: 15/04/2013.
142
CÂMARA, Marcos P. de Arruda. Exclusão espacial nas cidades coloniais. Anais: Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, v. 4, n. 3, p. 584-601, 2012. Disponível em: < http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php /shcu/article/download/469/445>. Acesso em: 20/05/2013
CAIO PRADO Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. Publifolha. São Paulo. 2000
CARTAS AVULSAS. Cartas Avulsas. Rio de Janeiro: Oficina Industrial Graphica, 1931. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/00381620>. Acesso em: 19/01/2013
CALIXTO, Benedicto. Capitanias Paulistas. 2. ed. revista e melhorada. São Paulo: Casa Duprat e Casa Mayença, 1927.
CHOAY, Françoise. 6. Ed. O Urbanismo: Utopias e realidades, uma antologia. São Paulo: Perspectiva. 2011.
COLAVITE, Ana Paula; BARROS, Mirian V. F. Geoprocessamento aplicado a estudos do caminho de Peabiru. Revista da ANPEGE, v. 5, p. 86-105, 2009.
CONCÍLIO DO VATICANO II. Constituições Dogmáticas. Santa Sé, 1965. Disponível em: <http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/index_po.htm>. Acesso em: 20/11/2012.
CORTESÃO, Jaime. A colonização do Brasil. Lisboa, Portugal: Portugália, 1969. CORTESÃO, Jaime. Os descobrimentos portugueses. Lisboa: Arcádia, 19-?.
CORTESÃO, Jaime. Historia do Brasil nos velhos mapas. Rio de Janeiro, RJ: Ministério das Relações Exteriores, Instituto Rio Branco, 1965.
COSTA, Lúcio. A arquitetura dos jesuítas no Brasil. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 5, p. 105-169, 1941. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678- 53202010000200009script=sci_arttext&tlng =PT>. Acesso em: 15/04/2012.
_____________. Os Sete Povos das Missões. In: A Visão do artista – Missões 300 anos. São Paulo: Prêmio, 1997.
CUSTÓDIO, Luiz A. B. A Redução de São Miguel Arcanjo. Dissertação de Mestrado: Faculdade de Arquitetura, UFRGS, 2002.
COSTA, Célio Juvenal. A racionalidade jesuítica: civilização e organização.VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR, 2004.
DELSON, Roberta Marx. Novas vilas para o Brasil- Colônia: planejamento espacial e social no Século XVIII. Tradução e revisão Fernando de Vasconcelos
143
Pinto. Brasília: Ed. ALVA-CIORD, 1997.
DERNTL, Maria Fernanda. Método e Arte: criação urbana e organização territorial
na capitania de São Paulo, 1765-1811. Tese de Doutorado: FAU-USP, 2010.
FACCIO, Neide Barrocá. A Aldeia Carapicuíba e sua resolução de tombamento. Revista Tópos, V.4, n. 2, p. 60-108, 2010. Disponível em: < http://revista.fct.unesp.br/index.php/topos/article/view/2255>. Acesso em: 20/07/2013.
FERREIRA, Flavio. Cidades coloniais brasileiras e espanholas na América: uma abordagem comparativa. Anais: Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, v. 4, n. 3, p. 557-562, 2012. Disponível em: < http://www.anpur.org.br/ revista/rbeur/index.php/shcu/article/download/466/442>. Acesso em: 15/04/2013.
FLEXOR, Maria Helena Ochi. Os terreiros das aldeias indígenas jesuíticas. Anais: Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, v. 9, n. 2, 2012. Disponível em: < http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/index.php/shcu/article/view/1133>. Acesso em: 15/04/2013.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Caminhos do Sertão. In Revista de História. São Paulo, no54:69 – III, 1964.
HOORNAERT, Eduardo et all. História da Igreja no Brasil: Primeira época – Peíodo Colonial. Petrópolis: Vozes, 2002.
IGLESIAS, Tania Conceição. A experiência educativa da ordem franciscana: aplicação na América e sua influência no Brasil Colonial. Tese de Doutorado: Universidade Estadual de Campinas, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Mapas Mudos: Brasil. IBGE, c2014. Disponível em: <http://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas- mudos>. Acesso em: 10 jul. 2013.
IRIARTE, Lázaro. História Franciscana. Petrópolis: Vozes/Cefepal, 1985.
KEHL, Luis Augusto B. Simbolismo e Profecia na fundação de São Paulo. São
Paulo: Editora Terceiro Nome, 2005.
KERN, Arno A. Missões, uma Utopia Política. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
_____________. Do pré-urbano ao urbano: a cidade missioneira colonial e seu território. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 24., 2007, São Leopoldo.
LE GOFF, Jacques; FRANCO CARDINI, Florentino. O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989.
LE GOFF, Jacques; LE ROY LADURIE, Emmanuel. A nova história. Rio de
144
Janeiro, RJ: Edições 70, 1989.
LEITE, Serafim. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil. São Paulo, Comissão do IV Centenário, 1954, 3v.
LEITE, Serafim. Historia da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa: Portugalia; Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1938, Tomo I.
LEITE, Serafim. Historia da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa: Portugalia; Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1938, Tomo II.
LEITE, Serafim. Historia da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa: Portugalia; Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1945, Tomo VI.
LEITE, Serafim. Historia da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa: Portugalia; Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1945, Tomo VII.
LEITE, Serafim. Suma histórica da Companhia de Jesus no Brasil: assistência de Portugal, 1549-1760. Lisboa: Junta de Investigação do Ultramar: 1965.
LIMA JUNIOR, Luís Fernando. Marcha à paulista: a expansão da colonização portuguesa do sertão do alto Tietê para o vale do Paraíba (1530-1660). Revista Ciencias Humanas, UNITAU, vol. 3, n. 1, 2010.
LYRA, Sophia A. São Francisco de Assis e o Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
LONDOÑO, Fernando Torres. Escrevendo cartas. Jesuítas, escrita e missão no século XVI. Revista brasileira de História, v. 22, n. 43, p. 11-32, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbh/v22n43/10908.pdf>. Acesso em: 08/06/2013.
LUÍS, Washington. Na capitania de São Vicente. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2004. 410 p. -- (Edições do Senado Federal; v. 24).
MACEDO, José Rivair. Org. Os Estudos Medievais no Brasil. Catálogo de Dissertações e Teses: Filosofia, História, Letras, (1990-2002) disponível: <www.abrem. org.br copiar.php arquivo=CatalogoTeses.pdf>. Acesso em: 05/05/2013.
MARQUES, José. A pregação em Portugal na Idade Média : alguns aspectos. Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras2002. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10216/8341>. Acesso em: 22/04/2013.
MARX, M. Cidade Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1980.
MARX, M. Nosso Chão: do Sagrado ao Profano. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
145
MENEZES, Maria C. Pereira de. Políticas da Coroa Espanhola frente à presença indígena na conquista da América. Ameríndia, Ceará, V. 02, n. 1, 2006.
MENDONÇA, Regina K. R. Santos de. Escravidão indígena no Vale do Paraíba: exploração e conquista dos sertões da capitania de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, século XVII. Dissertação de Mestrado: FFLCH-USP, 2009.
MÜLLER, Nice Lecocq. O fato urbano na bacia do Rio Paraíba. Rio de Janeiro: IBGE Divisão Cultural, 1969.
NÓBREGA, Manoel da. Cartas do Brasil, Padre Manoel da Nóbrega. Rio de Janeiro: Oficina Industrial Graphica, 1931. Disponível em: < http://www.brasiliana.usp .br/bbd/handle/1918/00381610#page/1/mode/1up >. Acesso em: 19/01/2013
OLIVEIRA, João Pacheco de; FREIRE, Carlos A. da Rocha. A presença Indígena na formação do Brasil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
PASIN, J. L. Algumas notas para a história do Vale do Paraíba (Desbravamento e Povoamento). São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1977. 45p.
PETRONE, Pasquale. Aldeamentos paulistas. São Paulo: Edusp, 1995. PIERRARD, Pierre. História da igreja. São Paulo: Paulus, 1982.
PRADO JR, Caio. A cidade de São Paulo: geografia e história. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1998.
REBOIRAS, Fernando Domínguez. A Espanha Medieval, Fronteira da Cristandade Universität Freiburg: RaimundusLullus-Institut. Trad. L. Jean Lauand. 2000. Disponível em: < http://www.hottopos.com/isle12/57-68Reboiras.pdf >. Acesso em: 20/04/2013.
REIS FILHO, N.G. Evolução urbana do Brasil 1500-1720. Ed. Pini, 2001
REIS FILHO, Nestor Goulart dos. Imagens de vilas e cidades do Brasil Colonial.
São Paulo: FAUUSP/ IPHAN, 2000.
REIS, P. P. dos. O Caminho novo da Piedade no nordeste da Capitania de São
Paulo. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 1971. 195p.
REIS, Paulo Pereira dos. O indígena do Vale do Paraíba. São Paulo: Governo do
Estado, 1979. 195p. Vol. XVI.
RÖWER O.F.M., Frei Basílio. Os Franciscanos no Sul do Brasil. Petrópolis: Vozes, 1944.
RÖWER O.F.M., Frei Basílio. Páginas de história franciscana no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes LTDA, 1941.
146
RUCQOUI, Adeline. História Medieval da Península Ibérica. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.
SANTOS, P. F. Formação de cidades no Brasil Colonial. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Iphan, 2008.
SILVA TOYSHIMA, Ana Maria da; MONTAGNOLI, Gilmar A.; COSTA, Célio Juvenal. Algumas considerações sobre o ratio studiorum e a organização da educação nos colégios jesuíticos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSOS CIVILIZADORES, 14, 2012, Londrina-PR. Disponível em: < http://www.uel.br/grupo- estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais14/arquivos/comunicaca o_oral.html>. Acesso em: 15/04/2013.
JUNIOR, José Geraldo Simões. Os paradigmas urbanísticos da colonização portuguesa e espanhola na América. Anais: Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, v. 8, n. 2, 2012. Disponível em: <http://www.anpur.org.br/revista/rbeur/ index.php/shcu/article/view/973>. Acesso em: 30/02/2013.
SIQUEIRA, Sonia A. A presença da inquisição no Vale do Paraíba. Taubaté: Instituto de Estudos Brasileiros-UNITAU, 1978. 99 p.
TETTEROO, Samuel. A Ordem dos Frades Menores no Brasil: Resumo Histórico Chronologico 1500-1924. São João Del Rei: TYP. Acção Social, 1924.
TOLEDO, Cézar de A. Arnaut; RUCKSTADTER, Flávio M. Martins. Estrutura e organização das Constituições dos jesuítas. Revista Acta Scientiarum, Maringá, v. 24, n. 1, p. 103-113, 2002. Disponível em: < http://eduem.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHuman SocSci/article/view/2416>. Acesso: 20/08/2012
TOLEDO, Cézar de A. Arnaut; RUCKSTADTER, Flávio M. Martins. A filosofia educacional dos jesuítas nas Cartas do Pe. José de Anchieta. Acta Scientiarum - Human and Social Sciences, Maringá, v. 25, no. 2, p. 257-265, 2003. Disponível em: < http://eduem.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/2179>. Acesso: 20/08/2012
TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut; RUCKSTADTER, Vanessa C. M. O Colégio Jesuítico da Vila de Paranaguá. Portugal, VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2008. Disponível em: < http://www.utp.br/ Cadernos_de_Pesquisa/pdfs/cad_pesq10/7_presenca_portuguesa_cp10.pdf>. Acesso: 07/06/2013.
VASCONCELOS, Simão de. Crônica da Companhia de Jesus do Estado do Brasil e do que obraram seus filhos nesta parte do Novo Mundo. Lisboa : A. J. Fernandes Lopes, 1865. 2 volumes. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp. br/bbd/handle/1918/01827710>. Acesso em: 15/10/2012.
TAUNAY, Affonso de E. João Ramalho e Santo André da Borda do Campo. São
147
Paulo: Publicacao comemorativa do quarto centenário da fundação de Santo André da Borda do Campo, 1953.
VERAZANI, Katiane Soares. Assenhorear-se de terra indígenas: Barueri Séc. XVI-XIX. Dissertação de Mestrado: FFLCH-USP, 2009.
VICTAL, Jane. Memória e identidade urbana paulista: A formação da rede de cidades na Região Administrativa de São José dos Campos. In: ENANPARQ, 2, 2012, Natal.
VICTAL, Jane; BATAGLIOLI, Mariana. Três viajantes no Vale do Paraíba na primeira metade do século XIX. Relatório de pesquisa, PUC-Campinas, 2010.
WERNET, Augusto. Vida Religiosa em São Paulo: do Colégio dos jesuítas à diversificação de cultos e crenças (1554-1954). In: PORTA, Paula (Org.). História da Cidade de São Paulo, v:1: a cidade colonial. São Paulo: Paz e Terra, 2004. Pags. 191-216.
WILLEKE, Venâncio. Missões Franciscanas no Brasil (1500-1975). Petrópolis: Vozes, 1974.
SÍTIOS ELETRÔNICOS
ARCHIVO DIGITAL de la lesgislación em el Perú. Disponível em: < http://www.congreso.gob.pe/ntley/LeyIndiaP.htm>. Acesso em: 20/02/2013.
BIBLIOTECA Nacional Digital. Disponível em: <http://bndigital.bn.br/acervo- digital/>. Acesso em: 10/07/2012.
BIBLIOTECA Nacional de Portugal. Disponível em: < http://purl.pt/index/geral/PT/index.html>. Acesso em: 10/010/2012.
BRASILIANA USP. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp.br/>. Acesso em: 05/04/2013.
FREE RELIEF layers for Google Maps. Available in: <http://www.maps-for- free.com/>. Acesso em: 22/11/2012.
IBGE Mapas. Disponível em: <http://mapas.ibge.gov.br/>. Acesso em: 22/11/2012.
INSTITUTO do Patrimonio Histórioco e Artístico Nacional – IPHAN. Disponível em: < http://portal.iphan.gov.br>. Acesso em: 20/02/2013.
PRÓ-MEMÓRIA São José dos Campos. Disponível em: http://www.camarasjc.sp.gov.br/promemoria/>. Acesso em: 22/08/2012.

Internet e citações 

Atlas Geográfico do Brasil. «Capitais dos estados». Consultado em 1 de janeiro de 2011. Cópia arquivada em 2 de fevereiro de 2018
BUENO, EDUARDO Capitães do Brasil 1999
Geosampa. «Sistema de Consulta do Mapa Digital da Cidade de São Paulo». Prefeitura. Consultado em 2 de fevereiro de 2018
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI). «Clima dos municípios paulistas». Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Consultado em 5 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 2 de fevereiro de 2018
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2017). «Base de dados por municípios das Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias do Brasil». Consultado em 10 de fevereiro de 2018
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG). «Estação Meteorológica do IAG/USP». Universidade de São Paulo (USP). Consultado em 5 de fevereiro de 2017. Arquivado do original em 2 de fevereiro de 2018
https://pauliceias.blogspot.com/2018/02/fundacao-geografia-povoamento-episodios.html
ROCHA FILHO, Gustavo. Vila de São Paulo: evolução do traçado urbano. 2017. Disponível em: <http://historiadesaopaulo.com.br/vila-de-sao-paulo-evolucao-do-tracado-urbano/>. Acesso em: ___.
http://historiadesaopaulo.com.br/vila-de-sao-paulo-evolucao-do-tracado-urbano/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lendária Ponta da Pirabura, Naufrágio do Príncipe de Astúrias e Outras Histórias

O Príncipe das Astúrias danifica fatalmente o casco do navio nas rochas da Ponta da Pirabura, o naufrágio aconteceu em menos de 5 minutos A ...