quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Calçadas e Postes de São Paulo, icônicos

Você olha uma calçada dessas e se pergunta "para onde vai o dinheiro que pago de impostos?" É muito difícil levar seu prefeito a sério vendo isso. Após uma obra a SABESP, CONGÁS, ENEL não capricham no fechamento, e o efeito fica cada vez pior - CAPRICHAR PRA QUE??
Imagine uma vila que não tivesse uma liderança centralizada, sem prefeito ou alcaide! Agora imagine que essa vila vive nos primórdios da chegada das lâmpadas elétricas, todos ficam entusiasmados com a revolução e decidem colocar luminárias voltadas para a rua, pois assim, todos enxergariam as ruas durante a noite.

Teríamos um problema aqui e ali, pois sempre tem aqueles que querem se beneficiar da luz sem colocar a mão no bolso, ou aquele outro que, por diversão, gosta de jogar uma pedra para quebrar a lâmpada, são os chamados vândalos, más são casos isolados...
ESSA FAZ EU SENTIR ORGULHO DE SER PAULISTANO - É exatamente a mesma calcada só que a prefeitura se preocupou em repor os pisos corretos, o asfalto é bem feito, foi feita a manutenção adequada, colocou-se um gradil para as raízes crescerem sem quebrar o piso, bem como foi instalada a sinalização tátil para deficientes visuais. Um detalhe!! - tem uma sujeirinha ali perto da árvore, más aposto que você nem reparou.

Nesse cenário se justifica então pagar um IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para a prefeitura, uma administração centralizada, nos dispor esse serviço básico e especifico, descrito por David Hume em 1734 para explicar que, uma vez arrecadado, a prefeitura, deve ser totalmente responsável pelo mobiliário urbano de uso coletivo – No entanto, aqui em São Paulo, nenhum prefeito ou eleitor desde os anos 50 ouviu falar dele...
Esse é o poste tipo 18, se quiser ver um de perto é só ir na Biblioteca Mario de Andrade -  Verdadeiros ícones da cidade de São Paulo, os postes da Light estão cada vez mais abandonados. Os antigos postes de energia da The São Paulo Tramway, Light and Power Company Limited começaram a ser implementados na cidade em 1927, quando a companhia de energia fechou um contrato com prefeitura e governo do Estado para reformular a iluminação pública no município

Não estamos cogitando nem a hipótese de trocar as luminárias existentes, somente a mera manutenção bastaria, será que é tão caro assim?
Variação da lâmpada suspensa tipo 03 na rua 15 de Novembro

 As luminárias lindas da Light estão se deteriorando a passos rápidos, e a pergunta que cada um que passa nessas ruas faz é “será verdade que a prefeitura não tem dinheiro para fazer a manutenção desse ponto básico de toda a teoria da coleta de impostos?”, a resposta é "Tem sim, más muito se perde em corrupção e inépcia".
Os postes da Light mais comuns ainda hoje são os postes do tipo 13 e o tipo 21

Os postes de iluminação tem um papel que vai alem de iluminar a rua, deveríamos sentir orgulho de nossos símbolos urbanos. Más no caso de São Paulo, eles representam a falta de cuidado e o pouco caso. Ao ver que o poste ou a calçada estão deteriorados,  o cidadão sente pena de sua própria cidade, e isso é ruim de mais.
Esse é o poste de São Paulo, tipo 16, o mais fácil de se achar - tenha orgulho de sua cidade e cobrebde quem tiver que cobrar para termos uma cidade mais limpa e linda.

O descaso completo de nossos administradores públicos é triste, a impressão que o conceito de ‘coisa bem feita’ é algo que não vale a pena se preocupar.

O estado de conservação das calcadas e do mobiliário urbano de São Paulo são os principais elementos causadores de depredação e baixa civilidade e crimes. Quando você vê uma calçada nessas condições, você percebe que os órgãos públicos são ineptos, relaxados e não transmitem a menor seriedade.
Os primeiros são os últimos - Luminárias do tipo 1 e 2, duvido alguém achar alguma luminária dessas 

É a chamada teoria das janelas quebradas "broken windows theory" , um modelo norte-americano de política de segurança pública no enfrentamento e combate ao crime, tendo como visão fundamental a desordem como fator de elevação dos índices da criminalidade. Nesse sentido, apregoa tal teoria que, se não forem reprimidos, os pequenos delitos ou contravenções conduzem, inevitavelmente, a condutas criminosas mais graves, em vista do descaso estatal em punir os responsáveis pelos crimes menos graves. Torna-se necessária, então, a efetiva atuação estatal no combate à criminalidade, seja ela a microcriminalidade ou a macrocriminalidade.
Olha só como era legal o Anhangabaú com as luminárias tipo 23 - "Já não se faz São Paulo como antigamente, isso sim era uma cidade de respeito…"

quando você vê uma calçada bem conservada, se sente amparado e protegido pela sua cidade, inspira cidadania e respeito. Alguém de bomsenso e civilidade, jamais jogaria papel, bituca ou chiclete numa via dessas - no mínimo a probabilidade estatística de isso acontecer seria bem reduzida. Se casarmos uma política de multas e pequenas punições, a situação melhoraria muitíssimo.

Com uma arrecadação de 3 bilhões de reais, deveríamos ter uma cidade mais bem apessoada!!
Luminárias do tipo 03, suspensa sobre dois postes e a numero 23 - lindas!!

No ultimo dia 24 de janeiro de 2019 o Prefeito Bruno Covas promulgou o decreto nº 58.611, que tem como objetivo padronizar as calçadas de São Paulo, essa iniciativa está no caminho certo, mas responsabilizar o morador de forma total ou parcial, é um dos piores erros que a prefeitura vem fazendo – transferir responsabilidade só porque não tem dinheiro não justifica.

SÃO PAULO CONTINUA SENDO A CAPITA MUNDIAL DA CALÇADA FEIA :(
Depois da Light veio a estatal Eletropaulo e a já privatizada a AES Eletropaulo, por fim a Enel Distribuição. Pode-se dizer que a cada mudança a situação degringolou mais - Essas luminárias fazem parte da identidade do paulistano, cobre de quem for necessário.

Em abril o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), afirmou que a queda na arrecadação da Prefeitura, por causa da pandemia do novo coronavírus, deverá chegar a R$ 3,6 bilhões. O prefeito atualizou a estimativa anterior que estabelecia o valor em R$ 1,7 bilhão.

Mas isso não é desculpa.

Sonho em um dia poder admirar os lindos postes da Light sem correr o risco de torcer o pá, quebrar o pulso, arrebentar o nariz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lendária Ponta da Pirabura, Naufrágio do Príncipe de Astúrias e Outras Histórias

O Príncipe das Astúrias danifica fatalmente o casco do navio nas rochas da Ponta da Pirabura, o naufrágio aconteceu em menos de 5 minutos A ...