quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Vovô Índio o Papai Noel Brasileiro

 
Papai Noel nos trópicos conta com seu co-relativo, O Vovô Índio, para a entrega de presentes . Os bons velinhos adorados por crianças ingênuas, tem orígens um pouco mais ideológicas

Se a moda tivesse pego, hoje desejaríamos 'T’îandé roryb Jesu'asagûera resé!!!'* Em vez de 'Feliz Natal!!!'.

No dia 24 de dezembro de 1932 a chamada do jornal carioca O Globo era "Vovô Índio e as crianças" , o bom velinho de plumas na cabeça havia sido responsável pela entrega de presentes numa escola municipal carioca.

Um pouco antes, no dia 28 de novembro, o mesmo O Globo, havia publicado um manifesto em defesa do Vovô Índio — sob o título "Vamos fazer um Natal brasileiro?" — e, em 20 de dezembro, uma declaração de guerra ao bom velhinho — "Pela deposição de Papai Noel" era o nome do texto.

O Vovô Índio chegou em São Paulo um pouco mais tarde, no ano de 1935 quando a entrega de presentes a órfãos paulistanos foi noticiada pelo O Estado de S. Paulo,  numa ação promovida pela Força Pública, instituição antecessora da atual Polícia Militar.

AS ORÍGENS

Pouco se sabe das origens do personagem, segundo o historiador Leandro Pereira Gonçalves, professor na Universidade Federal de Juiz de Fora e autor de, O Fascismo em Camisas Verdes: do Integralismo ao Neo integralismo, o historiador Philippe Arthur dos Reis lembra que o personagem já aparecia anteriormente no cenário musical e artístico brasileiro. "O JB de Carvalho, por exemplo, poeta de macumbas, já colocava em perspectiva a idéia do Vovô Índio como defensor da cultura. Ele fazia isso da perspectiva de um músico colocando em evidência a cultura negra e indígena.

"A fábula do Vovô Índio dizia que ele era filho de um escravo africano com uma índia. Foi criado por uma família branca e, por influência de seus irmãos, deixou de ser escravo", explica o jornalista Marcelo Duarte em seus livro O Guia dos Curiosos - Fora de Série.

No meu natal desse ano o Papai Noel e o Vovô Índio, chegam carregados de presentes pra mim!!
Oba!!!
Papai Noel chega falando inglês e português, enquanto que Vovô Índio me deseja bênçãos em Tupi Antigo:

“Feliz Natal!!, Merry Christmas!!!”
“T’îandé roryb Jesu'asagûera resé!!!”*

—//—
Eu fico feliz porque ganho brinquedos e pq amo esses bons velhinhos!!!

A melhor oração que existe são as palavras doces, ditas em voz alta, direto do coração, dirigidas a seu irmão humano, que as recebe e expande em enorme alegria.
Por outro lado, a grande punição recebe aquele que com grosserias maltrata seu irmão. As más palavras são marcadas a ferro em brasa em seu coração.
Que dirá então das ações…

——//——

A década de 1930 foi o ano dos ‘bons velhinhos’, criados por duvidosos adultos, não tão bem intencionados, para as ingênuas criancinhas se divertirem.
Os integralistas criaram o ‘Vovô Índio’ (meu Papai Noel preferido que fala Tupi-Antigo) e os capitalistas criaram o Santa Claus da Coca-cola. Ambos muito fofos, com aval do cristianismo e  bem legais!!

Em alguns natais, Papai Noel recompensa os bons com brinquedos, enquanto Zwarte Piet pune os maus, com a ausência deles.
Na tradição judaico-cristã acredita-se que “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15:3)

Nas redes sócias a punição veem daqueles pentelhos lacradores e intolerantes, muito preocupados em gritar mais do que ouvir, embrutecidos pela ignorância, determinados a maltratar o coleguinha, falsamente acreditando que se faz crescer encima da inadequação do próximo, que com grande rispidez, é obrigado a ver suas crenças subjugadas e convertidas em amargos remédios ou placebos, a serem engolidos.

Que desse natal em diante aprendamos a conviver com o enorme poder a nós concedidos pelas redes sociais, que voltemos a nós integrar e nos respeitar, principalmente aqueles coleguinhas que pensam diferente, que possamos por fim, dizer coisas doces ao maior número possível de gente, para que muita gente fique feliz.
Amém!!!

Bom natal de coração!!!
Aproveite seu natal da melhor forma, acreditando naquilo q quiser!!


*'Que tenhas alegrias nesa celebração do nascimento de Jesus' em Tupi antigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lendária Ponta da Pirabura, Naufrágio do Príncipe de Astúrias e Outras Histórias

O Príncipe das Astúrias danifica fatalmente o casco do navio nas rochas da Ponta da Pirabura, o naufrágio aconteceu em menos de 5 minutos A ...